Voltamos a informar do que se pasou desde a última reunião no passdo dia 26/10/2017 até hoje dia 5 de novembro sobre a Eleição para o Executivo e Assembleia de Freguesia de Quiaios.
Após um interregno de alguns dias foi pelo vereador responsável marcada para ontem 4/11/17 pelas 15,30h, uma reunião com novos e velhos protagonistas.
Volvidos algumas horas de reunião e sem que o impasse fosse ultrapasado, propos-se ao PS que formula-se uma proposta no sentido de desloquar. Até então tinha sido a CDU a tomar a iniciativa de fazer proposta de as tornar rasoáveis e execuiveis. Desafio aceite.
Algum tempo depois veio a proposta em papel timbrado com o símbolo o PS, e que reproduzimos:


"Exmº Senhores
1. No seguimento das reuniões em curso entre o Partido Socialista (PS) e a CDU para a viabilização do Executivo da Junta de Freguesia, nos termos propostos pelo PS, entendemos que ainda não se encontram esgotadas todas as soluções de entendimento;

2. Continuamos a acreditar que a solução de compromisso entre o PS e a CDU, no quadro da Assembleia de Freguesia, permite responder aos anseios da população de Quiaios, respeitando o compromisso eleitoral mais votado nas Eleições Autárquicas de 2017, sem prejuízo dos legítimos contributos que a CDU, por via deste entendimento, pode trazer à governação da Freguesia de Quiaios;


3. O Partido Socialista, consciente dos resultados do último ato eleitoral, tem desenvolvido esforços tendentes à construção de uma solução política sólida, promovendo um conjunto de reuniões com o elemento eleito pela CDU à Assembleia de Freguesia, demais elementos daquela lista e da concelhia do PCP, porque defendemos que a Freguesia de Quiaios exige e merece um comprometimento sério de todos os eleitos no cumprimento do mandato para o qual foram eleitos;
4. Esse comprometimento implica que se desenvolvam todos os esforços para a viabilização de um Executivo coeso, orientado para a defesa dos interesses da freguesia, e nesse pressuposto o Partido Socialista entende pertinente a assunção de compromissos, com génese no programa eleitoral da CDU às Eleições Autárquicas 2017, que permitam esse desiderato e possam colocar, definitivamente, o Executivo da Junta de Freguesia ao serviço da população da freguesia.
5. Destarte, o Partido Socialista está disponível, no quadro das competências da Junta de Freguesia, para assumir as seguintes propostas:
a. Iniciar, no imediato, os procedimentos legais necessários ao preenchimento das vagas existentes no Quadro de Pessoal da Freguesia;
b. Estudar, em conjunto com a Câmara Municipal, soluções de estacionamento na Praia de Quiaios, que, durante a época balnear, aumentem os lugares de parqueamento disponíveis e evitem o estacionamento nas faixas de rodagem; estas soluções deverão estar implementadas na época balnear de 2019.
c. Regularização, no primeiro ano de mandato, do piso e escadas de acesso ao Senhor dos Aflitos, na Murtinheira, com a inclusão de bancos para descanso e corrimão;
d. Cumprir integralmente, ao longo do mandato, todas as propostas da CDU que sejam coincidentes com as propostas apresentadas no programa eleitoral do PS;
e. Promover reuniões de trabalho periódicas com o eleito da CDU à Assembleia de Freguesia, a fim de submeter à sua consideração as grandes opções do plano e auscultar as suas propostas e ideias para a governação do Executivo da Junta de Freguesia.
6. A par deste compromisso, o Executivo da Freguesia irá, em conjunto com a Câmara Municipal, desenvolver todos os esforços necessários à melhoria das acessibilidades, priorizando obras na Rua Direita que contribuam para a eliminação dos constrangimentos existentes e a ligação costeira Cabo Mondego/Murtinheira, e, uma vez concluído esses processos, avaliar o impacto dessas obras na defesa da circular externa prevista no PDM.
7. Acreditamos que a aceitação desta proposta por parte da CDU é a que melhor serve os interesses da Freguesia de Quiaios, pelo que apelamos ao bom senso, exortando a CDU a votar SIM ao Executivo proposto pela Presidente da Junta de Freguesia.
Quiaios, 4 de novembro de 2017
Fernanda Lorigo"


Perante isto o que fazer.


CDU - Figueira da Foz

A Coligação Democrática Unitária luta dia após dia contra esta desastrosa politica de direita posta em prática pelos governos PS/PSD/PP, com o objetivo claro de construir uma politica alternativa, patriótica e de esquerda que assegure um Portugal com futuro, com justiça social e progresso num país soberano e independente que defenda e garanta direitos dos trabalhadores, aposentados, reformados e jovens. 

É com este objetivo que a CDU da Figueira da Foz luta todos os dias de forma séria, verdadeira, justa, competente e sem demagogia pela defesa dos figueirenses.

CDU no Facebook